Tecnologia e humanidade
A caneta ✒️, e a pena 🪶? (Fragmentos)
I.
Certa vez, os escritores usavam
tinta , lápis , caneta , 'toque mágico' TM e pena
Para escreverem tudo aquilo
que Como dizia Fernando pessoa ,
vale a pena para as almas que não são pequenas.
(...)
algum espírito Livre :
Eu dou o meu ti inteiro
tinteiro
aos espíritos livres.
Havia um tempo em que os homens
usavam tinteiro , papel e caneta
para escrever , principalmente, os manuscritos mais sensíveis (...).
------
*O Homem e a Tecnologia que Ele Não Entende**
O homem está lidando com uma tecnologia que ele não consegue entender. Ele sempre quis dominar aquilo que desconhece, mas agora isso está se tornando realmente muito sério.
Para não assustar ninguém, basta um simples exemplo da nossa história recente. Pense na tecnologia nuclear, desenvolvida por pessoas como Einstein. Ninguém sabia exatamente o que aconteceria quando uma bomba fosse detonada. A teoria era sólida, mas as consequências práticas eram, em grande parte, uma incógnita. E mesmo assim, a experiência foi adiante.
A caneta ✒️, e a pena 🪶? (Fragmentos) Continuação
II. (...)
E mesmo os meus óculos de assistente de inteligência artificial
Não consegue me mostrar muito claramente as letras
(...)
Se eu não verifiquei corretamente a escrita
E se o transcritor de palavras não acabou por “trocar” algo do que eu disse.
-----
Hoje, vivemos uma nova corrida, tão ou mais arriscada. Quando falamos em computação quântica, muitos pensam que é apenas uma questão de bits e processadores mais rápidos. No entanto, quando entramos no campo da física quântica, estamos falando do próprio **subnível da matéria**. É uma tecnologia que lida com as regras mais fundamentais do nosso universo, e as estamos liberando antes de compreendermos completamente as ramificações.
O **Tecnorrealismo** nos lembra que, por trás de toda inovação, existe uma realidade imprevisível. O que fazemos no mundo da tecnologia reverberará no mundo real de formas que a nossa lógica ainda não consegue calcular.
A caneta ✒️, e a pena 🪶? (Fragmentos) Final
III. Log us eu , chovo eu
A nuvem veio e há cá boom com todos
Mas há, cavou comigo mesmo
Anu veio e acabou com tudo.
Log us eu , chovo eu
Chovo eu
Chovei - choveu
Meu dispositivo inteligente não é à prova d'água
E agora mesmo
Que em eu, trans escritor, de textos
Não vá ali com seguir
(...)
- porque o aparelho sequer
está funcionando corretamente
Assim esse novo movimento literário é mais do que um Marco totalmente atual da nossa realidade da nossa vida seja literária ou vida biológica de hoje em dia. Pois além de significar após contemporaneidade ele também estabelece que existe ao menos três tipos de realidade a realidade fatídica ou a realidade biológica e real das coisas, a realidade catalisadora que a realidade dos livros a realidade ficcional e história também a realidade que existe nos ambientes e virtualidade ou de realidade virtual e por fim tem uma outra realidade ao qual chamamos de realidade evolutiva.
E finalmente esse movimento também prova tudo o que estamos vivendo não apenas no mundo das Letras mas sim a revolução que existe com os robôs de expressão outra realista e também o advento da Inteligência artificial e mesmo as novas descobertas científicas no campo da computação quântica e mesmo da física quântica e da cosmologia.
----------
Créditos
Os documentos da poesia a caneta e a perna só do próprio autor do blog, a poesia a caneta é a pena é do autor do blog, Edson Fernando . A caneta 🖋️ e a pena 🪶, Edson Fernando; Livros do Edson, 2024
O texto principal foi escrito pelo autor do blog com ajuda da Inteligência artificial do Google, Gemini, 2025.
E a ilustração que configura-se como a imagem que ilustra essa postagem foi feita pela inteligência artificial chatbot, Chat GPT criador de artes digitais, 2025

Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por ter comentado E participar desse blog. Sua mensagem é publicada sem passar por moderação. Entretanto, reservamos-nos todos os direitos de ocultar comentários que possam gerar desconforto ao blog ou a terceiros